Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Declaração Universal dos Direitos Humanos na Prática

Resumo histórico-social exemplificado

Publicado por Lucas Liebl
há 4 anos

O século XX foi marcado por diversos conflitos e principalmente pela Primeira e Segunda Guerra Mundial, ambas marcados por disputas territoriais que também tinham cunho de preconceitos quanto a etnias, religiões e culturas.

A Segunda Guerra Mundial iniciada em 1939 e encerrada em 1945 foi um dos mais marcantes conflitos mundiais e com gigantesco número de mortes justificadas por diferenças entre os povos, praticado pelo regime nazista que assassinou milhões de judeus e homossexuais. No Oriente Médio, no mesmo século, ocorreram muitos conflitos também originados por preconceitos, principalmente por questões religiosas. Era comum que certos grupos se achavam superiores a outros por motivos meramente simples, mas que ocasionaram muitas mortes e sofrimentos ao longo do tempo.

Após grandes barbaridades no cenário global percebeu-se a necessidade de um documento que normativa assim que garantisse a defesa dos direitos humanos de forma universal, protegendo a todos sem distinções; nasce então a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi aprovada em 1948 durante Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, e traz os direitos básicos a dignidade do ser humano, contudo é percebido que ainda existem muitas atitudes que a contrariam, como sociedades marcadas por preconceitos impostos por sua cultura e costumes, que apesar do combate a essas ideias ultrapassadas sobre opções, jeitos, modos de vida, cor de pele, opção sexual, identidade de gênero, entre outros fatores, como sendo superiores uns aos outros, mas ainda há muitos crimes que são cometidos com base nessas ideias, que fazem vítimas de atitudes brutais ocasionadas por preconceitos que infelizmente continuam constantes em diversas sociedades.

Vale ressaltar que os movimentos contrários ao racismo e preconceitos ganharam força nos últimos anos em todo mundo, pois pode-se dizer que a própria massa populacional começou a “ acordar“ para defender as liberdades e combater as injustiças praticadas, em atos e campanhas que ganharam repercussão internacional, sendo assim é fomentada aplicação do constante na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

  • Sobre o autor@lucasliebl16
  • Publicações2
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações93
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/declaracao-universal-dos-direitos-humanos-na-pratica/930976666

Informações relacionadas

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 14 anos

No tocante à teoria geral da pena, qual a finalidade desta sanção penal no Brasil? - Denise Cristina Mantovani Cera

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 3 anos

Direitos Humanos

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 3 anos

Ei, Respira. Vamos Direto ao Ponto?

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 16 anos

Os direitos fundamentais do cidadão preso: uma questão de dignidade e de responsabilidade social - Lizandra Pereira Demarchi

OAB - Seccional Maranhão
Notíciashá 15 anos

Leia a Declaração Universal dos Direitos Humanos

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)